segunda-feira, 13 de julho de 2009

O QUE SE PODE FAZER PARA EVITAR A OBESIDADE INFANTIL?


Apesar de a desnutrição ser um problema em nosso país, a Organização Pan-americana da saúde revela que 15% das crianças brasileiras estão com excesso de peso.
A obesidade infantil tem múltiplas causas. Em primeiro lugar estão os fatores genéticos: filhos de país obesos tendem a obesidade, e aí intervém também hábitos alimentares e de exercício. Muitas crianças, imitando os pais, tornam-se sedentárias, passando muito tempo em frente a TV e do computador, além disso, e motivadas pela publicidade, consomem produtos com muita gordura e calorias.Também intervém os fatores psicológicos: crianças tristes ou frustradas tendem a comer mais. Por fim, certas doenças como o mau-funcionamento da tireoide, glândula que regula o metabolismo, podem ser a causa do excesso de peso.
Crianças obesas, por outro lado, tendem a ter pressão alta, colesterol aumentado, problemas nas articulações e tendência para a diabete, sem falar nos aspectos emocionais (perda da autoestima, depressão).

Por tudo isso, é importante que os pais procurem evitar a obesidade infantil, o que deve começar muito cedo. Dos Estados Unidos nos vem a boa notícia: estudos demonstram que o aleitamento materno diminui a chance de excesso de peso na criança. Esta proteção não dura para sempre (7 anos em média), mas depois os pais podem ensinar aos filhos hábitos saudáveis de alimentação e de exercício. Obesidade Infantil é um problema que pode ser evitado com bom senso, energia e carinho.


MOACYR SCILIAR (médico especializado em Saúde Pública, escritor e membro da Academia Brasileira de Letras)


Texto retirado da Revista Seleções, Março de 2009

Fonte: www.selecoes.com.br


Foto: Google

2 comentários:

Pelos caminhos da vida. disse...

Uma boa semana pra vc.

beijooo.

Andreia Alves disse...

Ótimo post Mylla!
Tenha uma linda semana querida!
bjssss

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...