segunda-feira, 9 de novembro de 2009

ALUGUEL DE MÃES???


Lendo a Revista Veja de 21 de Outubro, deparei com uma reportagem interessante sobre o aluguel de mães para casais que não podem ter filhos e também homossexuais que queiram ter seus bebês...
Na Índia você aluga uma mãe com tudo pago (agenciamento, procedimentos médicos, os bilhetes aéreos e reservas em hotéis para duas viagens à Índia - a primeira para a fertilização e a segunda para ir buscar o bebê - e o pagamento à "mão substituta", em torno de 8.000 dólares por nove meses de gestação) por 30.000 dólares.
Isso em alguns países da Europa e alguns estados americanos - aluguel de barriga - é proibido.
Na Índia há mais de 350 clínicas especializadas nesse negócio lucrativo. No ano passado (2008), foram realizadas mais de 1000 tentativas de gravidez de barriga de aluguel nessas clínicas. Estima-se que o número chegue a 1500 neste ano.
O motor do negócio são: a legislação, que permite todo tipo de experiência de fertilização e os preços baixos.
O preço cobrado na Índia é 1/3 do mesmo procedimento se fosse realizado nos Estados Unidos. E uma fortuna para as "mães de aluguel, pois o salário médio de uma indiana formada, não passa de 20 dólares mensais.
Além de serem pagas, as gestantes passam em média 12 meses em alojamentos confortáveis anexados às clínicas, com boa alimentação, roupas e cuidados médicos permanentes.
Quando a encomenda incluí a doação de óvulos - modalidade comum entre casais homossexuais - a doadora de óvulos e a mãe substituta são sempre mulheres diferentes, para evitar que se apeguem ao bebê.
Tudo está claramente expresso nos contratos. Muitas vezes assinados com as digitais das contratadas, que são analfabetas.

Já pensou se a moda pega no Brasil? O que iam haver de clínicas clandestinas e de especuladores para enganar pobres moças que apenas querem um futuro melhor para si mesmas...
Ainda bem que nossa legislação não permite!!!

Fonte: Veja, 21 de Outubro de 2009. pág 118. ed. 2135, ano 42. Nº 42.

3 comentários:

Pelos caminhos da vida. disse...

Ainda bem mesmo amiga.

Tem selinho lá pra vc.

beijooo.

Menina Robô disse...

Cada uma que inventam né miga...

Beijos

Marcone França disse...

São situações realmente triste.
Abraço!
Boa semana.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...