quarta-feira, 25 de agosto de 2010

PIMENTA É INDICADA PARA PRESSÃO ALTA!!!

Os hipertensos podem ter um aliado bastante picante. Segundo uma pesquisa da Universidade Médica da Terceira Região de Chongqing, na China, a capsaicina (composto responsável pelo sabor picante da pimenta) abaixa a pressão.
Os pesquisadores avaliaram o efeito da iguaria em ratos que apresentavam o problema e constataram que o benefício ocorre devido a ativação crônica de um canal encontrado no revestimento dos vasos. Isto leva a um aumento na produção de óxido nítrico, molécula gasosa conhecida por proteger contra inflamação e a disfunção dos vasos sanguíneos.
Esse trabalho não é o primeiro a analisar a ligação entre a capsaicina e a pressão. No entanto, os anteriores se baseavam em exposição aguda ou em curto prazo à substância, e obtiveram resultados conflitantes. Zhiming Zhu - coordenador da atual pesquisa, ressaltou que ela é a primeira a examinar as consequências em um período mais longo.
Ele disse que as descobertas ainda devem ser confirmadas em seres humanos e lembrou que já há alguns indícios positivos. Por exemplo, a prevalência de hipertensão é maior de 20% no nordeste da China, enquanto no sudoeste, que privilegia alimentos picantes, é de 10% a 14%. De qualquer forma ainda não se sabe a quantidade diária de pimenta para afastar a doença.

Reportagem retirada do Jornal Tribuna Livre - 20/08/2010

Um comentário:

(CARLOS - MENINO BEIJA - FLOR) disse...

Legal. Já ouvi dizer também que pimenta ativa o bom humor. beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...