terça-feira, 19 de outubro de 2010

APRENDER A LER E ESCREVER EM 10 DIAS? SERÁ POSSÍVEL?

Tiririca, têm exatos 10 dias para aprender a ler e a escrever. Ele será sabatinado pela Justiça Eleitoral para saber se tem capacidade para exercer seu mandato de deputado estadual pelo estado de São Paulo. Isso é possível?
Depende da força de vontade da pessoa. Depende da pessoa em si...
No programa da Ana Maria Braga - Mais Você - da Rede Globo de Televisão hoje de manhã, assisti ela e um telespectador travarem um "duelo" entre as palavras, por assim dizer... Na linguagem dela, um "desafio"!
O telespectador aceitou o desafio proposto por ela, de ser (ou tentar) ser alfabetizado em 10 dias e no programa dela, fazer um "ditado" da declaração que a Justiça Eleitoral pede a todas as pessoas que queiram se candidatar. O telespectador até tentou... Mas se enrolou todo nas palavras "portador" e "declaro", visivelmente difíceis para ele e para qualquer outra pessoa que esteja sendo alfabetizada agora (adulta).
É o que o Tiririca terá que fazer no dia 23 de Outubro: uma prova oral e outra escrita, essa ditada, por outra pessoa. Será que ele vai conseguir?
Na minha modesta opinião como professora - mas não como alfabetizadora - é muito pouco tempo para uma pessoa adulta assimilar, compreender e utilizar as palavras e números.
Portanto, é possível sim, que ele consiga fazer a "declaração" escrita... "ditada"... 
A cópia é muito fácil, mas saber decodificar o que está escrito nela é coisa que um analfabeto não consegue, por não saber as letras do alfabeto...

O telespectador da Ana Maria Braga - esse quer continuar seus estudos e continuar no "Mundo Mágico das Palavras". 
"Só paro depois que eu morrer" - fala de Seu Antônio - o telespectador. Veja o vídeo aqui.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...