sábado, 8 de janeiro de 2011

CIDADANIA, O QUE É ISSO?

Nessa semana a TV Globo exibiu logo após a novela, filmes nacionais que fizeram algum sucesso. Entre eles, o 174, Última Parada em alusão ao triste episódio ocorrido em Copacabana, em que um marginal sequestra um ônibus e mata a professora Sônia,  numa ação desastrosa da polícia.
O que eu quero discutir aqui, não é o enredo do filme. Mas uma frase que me chamou a atenção numas das muitas cenas violentas do filme. Sim, porque o filme é muito violento e tem muitos palavrões!
Na Fundação Casa, para onde personagem principal do filme é levado, há uma frase na parede da instituição escrita dessa maneira: AQUI SE PRATICA A CIDADANIA
Por discordar veementemente dela fui procurar o que significava a palavra CIDADANIA, porque eu tenho certeza de que ali, naquela instituição, NÃO se pratica a CIDADANIA!
Do latim (civitas, cidade) é o conjunto de direitos e deveres do qual o indivíduo está sujeito em relação a sociedade em que vive.
Pois bem, a partir do conceito acima, me digam vocês, naquela instituição, se pratica a cidadania? Não é enganosa a frase pintada na parede? Os menores que ali estão, estão porque praticaram delitos puníveis, mas que para o ECA, não podem estar atrás das grades. Mas ainda assim são menores! E como tal têm que ser tratados como cidadãos. Como podem tratá-los como animais e depois quererem reintegrá-los à sociedade?
O conceito de maioridade penal tem que ser revisto com urgência no Brasil! Se um menor mata, sequestra, rouba, comete todas as atrocidades como adulto, porque não pode ser julgado como tal? Em outros países, são julgados e presos como adultos. E no Brasil não? Até quando seremos taxados de país subdesenvolvido, país atrasado?
A Fundação Casa, não tem a função de reintegrar menores infratores à sociedade? Ela cumpre o seu papel? Tratando seus internos como animais? Com pessoas despreparadas para cuidar deles? Deixando-os ociosos o tempo todo? Não há um ditado que diz: "CABEÇA VAZIA. OFICINA DO DIABO?"
Então? Ali se pratica a cidadania?

Bom fim de semana! 

6 comentários:

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

É amga, cidadania é só no papel ou somente para alguns.

Olha, já colei o post anterior na Saia e dando os créditos ao Idéias de Milene.


Bjao

Anne Lieri disse...

Mylla,realmente esses menores ficam ainda mais revoltados com os maus tratos e são levados a cometer novos delitos.Só o amor pode transformar uma criança,não a violencia.Aos que já passaram da inocencia infantil,a lei deveria mesmo rever seus valores!Excelente cronica!Bjs,

BLOGZOOM disse...

Mylla, querida, primeiro quero dizer que notei que mudou o layout deste blog.

Olha, sobre praticar a cidadania, da maneira que vc expressa, não, não há.
E tem mais, acho que a justiça aqui no Brasil é corrupta e frouxa.

Eu estava vendo um programa que fala de como funciona o sistema nos EUA, puxa... aquilo sim é um bom exemplo. Aqui no Brasil vale a pena ser bandido para muitas pessoas que não estão nem aí para nada.

Beijocas

Neli Alves disse...

Recebo seus textos por e.mail mas nunca comento aqui. São ótimos. Esse entretanto me chamou muita atenção.
Tenho uma filha que trabalha com menores que praticaram atos infracionais. A Secretaria de Ação Social do município onde ela mora/trabalha tem uma casa de acompanhamento, onde os menores são "albergados" até que recebam a sentença do juiz.
Ela e a equipe implantaram um trabalho voluntário, do qual até participei, para que eles tivessem um artesanato para fazer.
O município deu apoio? NÃO!!!
"Crianças albergadas não podem trabalhar porque configura trabalho "escravo"!" Ponto final na decisão das autoridades!!!
Pode?

. disse...

Não...não é plantado a cidadania de maneira nenhuma..
Nossas leis precisam ser revistas com urgencia.
Mas nao é só lá que o sistema nao funciona
Bjo

Mari Amorim disse...

Desejo que seus dias,sejam iluminados pela essência Divina,com Boas Energias Sempre!
Abraços
Mari

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...