sexta-feira, 25 de março de 2011

TRUQUES PARA DRIBLAR A ANSIEDADE

Respire certo

Preocupada, você respira mais rápido e tende a viver menos, segundo a filosofia indiana. Controlando a respiração, os batimentos cardíacos se acalmam, sua mente oxigena e você logo fica aliviada.

Está em crise? Então faça o seguinte exercício:


· Inspire lentamente e encha o pulmão completamente de ar, expandindo o abdômen.


· Expire esvaziando todo o ar do pulmão e contraindo o abdômen.


· Repita a sequência dez vezes, contando até quatro devagar para definir o ritmo de cada movimento.

Cante sem usar palavras

Está difícil pegar no sono? Reproduza sua música favorita só com "emes" ou "enes". Os sons nasais são usados por mães de todos os tempos e civilizações para acalmar seus bebês, porque afetam diretamente o sistema nervoso, ajudando a sair da tensão e a adormecer.

Faça um escalda-pés

Coloque um punhado de sal grosso em uma bacia grande com água morna, quase quente, e mergulhe os pés até os tornozelos. O sal neutraliza a energia negativa, gerando uma sensação de bem-estar, além de melhorar a circulação sanguínea do corpo inteiro.

Tome um banho quente

Óleos essenciais (não os sintéticos) podem ser misturados em 100 ml de óleo de sementes de uvas ou de amêndoas (encontrado em lojas de produtos naturais). Aplique a mistura no corpo úmido, enxaguando ligeiramente para que a pele absorva as essências.

Beba um chazinho

Tomilho, alecrim, cidreira e rosa-branca agem contra a aceleração mental. Escolha três dessas ervas e coloque-as em infusão. Ou prepare um tônico calmante, seguindo a receita abaixo:
· Corte um maracujá ao meio.

· Mergulhe em 1 litro de água, com casca e sementes.


· Deixe ferver por 5 minutos.


· Acrescente uma colher de sopa de alecrim, outra de erva-cidreira fresca e uma terceira de folhas miúdas de manjericão.


· Tire do fogo e aguarde uns 15 minutos antes de beber.


· Adoce com mel.


Para tirar dores no ombro e no pescoço, tome até três xícaras de chá de valeriana por dia, despejando a erva seca também em água fervente.

Segure um "cristal mágico"

Quando precisar de alívio imediato, aperte um quartzo rosa ou uma turmalina verde. As pedras devem estar em estado bruto, sem lapidação, pois são as pontas que irradiam energia.

Invista na aromaterapia

Em um frasco com borrifador, misture 50 ml de água, 5 gotas de álcool, 5 gotas de óleo essencial de camomila, 5 gotas de óleo essencial de gerânio e 10 gotas de óleo essencial de lavanda. Sempre que precisar, espalhe um pouco do líquido calmante no ambiente. Ele afeta o funcionamento do cérebro de maneira positiva.

Coma alimentos crocantes

Já que não dá para fugir da geladeira quando bate a ansiedade, faça escolhas criteriosas. Cenoura e frutas firmes têm efeito antiestresse, pois mastigar relaxa. Já café e chá-preto devem ser evitados, assim como todas as outras bebidas de caráter estimulante.

Massageie-se

Esta sequência simples tem o poder de diluir a preocupação:

· Com a mão direita, segure o polegar esquerdo durante dois minutos ou até sentir que a pulsação foi suavizada.


· Faça o mesmo com o dedo médio e com o mínimo.


· Repita na outra mão.
 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...