quinta-feira, 4 de agosto de 2011

AUTO-AVALIAÇÃO

Propus aos meus alunos que fizessem uma auto-avaliação minha ontem (9º ano) e hoje (8º ano). Pedi que falassem a verdade e que fossem sinceros consigo mesmos...
Mas já antevia suas respostas. Eles têm medo de falar a verdade. Até mesmo para eles mesmos. Adolescer é uma fase muito difícil para eles, pois tem que sair da fase criança para o mundo escuro e vazio do adulto!
Lendo assim por alto, pescando uma resposta aqui e ali, eu pude perceber que eles me acham chata, estressada, nervosa. Sou mesmo! Sou pavio curto. Não aceito desaforo, falta de respeito de aluno nenhum. Ponho para fora mesmo! Faço assinar ocorrência por falta de respeito!
Sou linha dura! Aluno está na escola para aprender. Não só as matérias do currículo; como também a educação que não recebem em casa!
Jamais fui agredida em sala de aula. Mas se acontecer um dia, com certeza vou saber resolver com categoria!
Pedi que dessem nota para a aprendizagem deles - nesse quesito, eles foram sinceros... Falaram que não estudaram corretamente a matéria dada em sala de aula, por isso aprenderam pouco! Houve 2, 5,5; 7,8, 9...
Pedi também que dessem nota para o professor. Apareceram: 0,2; 0,3; 5,6,7,8, 9... 
As vezes eu me perco no meio de tanta matéria. Mas quando isso acontece não deixo eles perceberem. Ao contrário, eu dou um jeito de estudar mais um pouco a respeito e tiro de letra a dúvida!
Mas se eu não souber na hora ou fizeram aquele tipo de pergunta para pegar o professor, eu digo a verdade! Que não sei, mas que vou pesquisar e depois trago a resposta.
Não é pecado nenhum você não estar por dentro do assunto ou não saber sobre ele! Professor não é uma máquina! É um ser humano. Durável, falível.
Graças a Deus, vou além do livro didático, proponho textos variados e procuro tornar a aula o mais agradável possível. Disso eles não podem reclamar!
É verdade que tenho alguns alunos malas, mas quem não tem? Aqueles que querem chamar a atenção para si ou da turma? 
É normal nessa fase!
Essa auto-avaliação serve para melhorarmos um pouco mais e não termos medo de aprender com eles...
Que venham outras!

Um comentário:

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Mylla, acho legal o professor falar que nao sabe tudo, mas que vai dar uma pesquisada e trazer a resposta.

Aqui nessa fase escolar, os professores gostam muito de sair da sala de aula com os alunos e muitas das vezes sentarem no pátio. Cada um leva a sua cadeira e ai eles se sentem mais a vontade. Qdo está quente eles se sentam na grama, o professor na pedra e ali ele fala da aula. Eles gostam muito assim. Tb passeios com a turma. As vezes falata a turma essa camaradagem de fazerem algo juntos e ai todo mundo se torna cumplice. Por exemplo marcar determinado filme pra ver e depois discutirem o tema na sala de aula, essas coisas...


Bjao fessora, rs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...