quinta-feira, 15 de setembro de 2011

BULLYING: O ASSUNTO DO MOMENTO

Oi gente! 
Gostaria de compartilhar com vocês um pouco do livro que estou lendo no momento e que está sendo por assim dizer -exorcizando velhos fantasmas - porque acho que todos sabem aqui na blogosfera, que eu também fui uma vítima dele.
A principio quando olhei a capa do livro, me identifiquei de imediato... Seja pelos dizeres da capa ou pelo garoto da capa. Logo associei-o a mim em idade escolar... Uma excluída.
Daí quando mergulhei na leitura... Amei de paixão. É uma leitura prazeirosa e instrutiva. Para pais com alunos novos na Escola e para professores também!
A autora usa de linguagem de fácil compreensão e que qualquer pessoa entende, até os mais leigos.
Todo capítulo do livro se inicia com uma música bem sugestiva e que tem a ver com o que tratado em cada capítulo.
Lá é dito que aquele que sofre de bullying na Escola e não revida, poderá um dia se tornar uma pessoa de muita notoriedade. Basta que tenha o apoio da família e de seus pais, principalmente.
Uma passagem muito interessante que encontrei no livro, eu postei no meu outro blog - Vidas Linha - onde há um Meme Literário do Fio de Ariadne.
"...brincadeiras normais e sadias são aquelas nas quais todos os participantes se divertem. Quando apenas alguns se divertem à custa de outros que sofrem, isso ganha outra conotação, bem diversa de um simples divertimento. Nessa situação específica, utiliza-se o termo bullying escolar, que abrange atos de violência (física ou não) que ocorrem de forma intencional e repetitiva contra um ou mais alunos impossibilitados de fazer frente às agressões sofridas." (trecho do livro - mentes perigosas - bullying)

Vale a pena ser lido, analisado, relido... Além de exorcizar velhos fantasmas meus, abri meus olhos para outras vertentes...
Vou trabalhar 2 capítulos desse livro com meus alunos do 9º ano. Talvez eu contribua para abrir-lhes a mente a essa ameaça tão perigosa... Ou talvez continuem do jeito que estão... Preso na redoma da constante imaginação!

Tenham um bom fim de semana!


Madonna é um bom exemplo de uma pessoa famosa que sofreu Bullying na infância e na Escola:

"Eu não era hippie ou fã dos Rollying Stones, então acabei me tornando esquisita. Eu estava interessada em balé clássico e música. Se você fosse diferente, os alunos eram bem perversos. As pessoas faziam questão de serem maldosas comigo." - Entrevista da cantora à revista  Vanity Fair,em 2008.

E depois ela mesma admitiu que foi o fato de acharem 'esquisita' que se tornou o combustível para seu sucesso.

Trechos do livro Bullying - mentes perigosas nas escolas.

Um comentário:

BLOGZOOM disse...

O exemplo com Madonna demonstra que sempre houve bullying, mas atualmente é mais "desmascarado" - embora pareça um mal crescente numa sociedade pateticamente consumista e arrogante.

Bjs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...