sexta-feira, 9 de março de 2012

PSICOSSOMATIZAÇÃO DE DOENÇAS

O que é a Psicossomática?


É uma ciência interdisciplinar que integra diversas ciências da medicina e da psicologia para estudar os efeitos dos fatores sociais e psicológicos sobre processos orgânicos do corpo e sobre o bem estar das pessoas


O que é uma doença psicossomática?


É aquela proveniente da relação corpo/mente. A doença não é um simples acaso, mas a reação de um organismo a acontecimentos que abalam sua estrutura emocional. Elas podem se manifestar de várias formas, nos diversos sistemas de nosso corpo. Exemplos: gatrointestinal, respiratório, cardiovascular, dermatológico, nervoso e articulações.
A psicossomatização das doenças ocorre quando um distúrbio físico se manisfesta em virtude de uma dificuldade psicológica. Ex:. um aborrecimento com um ente querido pode gerar uma dor de cabeça - isso é uma psicossomatização.

O diferencial mais importante para considerar uma doença como psicossomática é que a causa principal da dor que aparece  no corpo; está na esfera emocional da pessoa. Ligado a sua mente. E essas emoções se tornam importantes tanto no desencadeamento de uma crise, quanto no estado agudo e/ou na manutenção do sintoma, variando de pessoa para pessoa.

Trocando em miúdos:


Se a pessoa tem um problema sério de dor, tipo fibromialgia - e quem tem sabe do que estou falando - se ela não estiver com a mente muito em paz, muito "zen" consigo mesma, ela vai sentir muito mais dor...
E quanto mais estressada ela estiver, mais dor ela vai sentir!

A mente é a geradora de pensamentos e sentimentos. Estes por sua vez, são produtores de angústia, tristezas... Se a pessoa não souber controlar esses pensamentos e sentimentos -  mantendo-se calma, fazendo uma caminhada, ouvindo uma música suave - inevitavelmente isso causará mais sofrimento a ela.

A ordem do fim de semana é RELAXAMENTO TOTAL!!!
e xô doenças!!!


Informações tiradas daqui e aqui

Bom fim de semana!




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...