quinta-feira, 15 de novembro de 2012

CURIOSIDADES GREGAS

Há algumas curiosidades gregas que valem a pena se tornarem um post...
Quando eu li a reportagem, eu fiquei impressionada com algumas coisas que eu não sabia...
Vejam também...

1 - Na Grécia antiga, falava-se uma língua isolada e tinha-se um alfabeto diferente. Seu povo não se parecia com os europeus - aliás a Grécia nem ficava na Europa - mas sim na Ásia, onde hoje é a Turquia.

2 - A imagem que se tem Deus - um ser severo, irado e que manda raios na cabeça de alguém - descrita no Êxodo - é de Zeus, deus grego.

3 - O Novo Testamento não foi escrito na língua de Jesus - o aramaico - mas sim em grego.

4 - O Natal não cai em 25 de dezembro porque Jesus nasceu nesse dia... Na verdade, ninguém sabe o dia de seu nascimento. Naquela época havia uma festa pagã chamada SATURNÁLIA comemorada entre 17 a 23 de dezembro. O que a Igreja fez, foi "sobrescrever" a festa pagã, colocando o Natal em 25 de dezembro.

5 - As crianças começavam a estudar aos 7 anos, por meio de um tutor, o paidagogeo - o pedagogo. O primeiro livro que aprendiam era a Ilíada. Para a educação do corpo, havia os gymnasion - centros de treinamentos físicos. A palavra vem de gymnos - que quer dizer "pelado" porque era assim que os gregos praticavam esportes.

6 - A Grécia antiga morreu com a ascensão do Cristianismo. No final do Império Romano, a tradição do pensamento livre, foi esmagada pela união Igreja-Estado.

Fonte: Aventuras na História - Ed. 110 - Setembro de 2012

Um comentário:

POETA CIGANO disse...

Querida amiga Milene !

Perdoa-me a invasão do seu espaço. Mas temos amigos blogueiros comuns. Seu Blog. é maravilhoso, assim como seu conteúdo. Adorei visitá-la. Está de parabéns. Já sou seu seguidor.
Beijos de luz !!!

POETA CIGANO - 19/11/2012

http://carlosrimolo.blogspot.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...